Podcast UFSC Ciência Ep. 15 – Segurança e soberania alimentar e nutricional

29/06/2023 07:07

23% dos brasileiros dizem que não têm comida suficiente em casa.Os dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em 2023 escancaram uma realidade que está apresentada nas ruas, nos semáforos, nas portas do supermercado: uma parte grande do Brasil sente fome.

Mas como isso é possível se o país possui um largo território e uma indústria de produção agrícola que se orgulha de alimentar 10% da população do mundo. Essa aparente contradição é analisada pelas professora Gabriela Carcaioli e Marília Gaya, do curso de licenciatura em educação do campo; Maria Cristina Marcon, do departamento de Nutrição, e pelo professor Ricardo Lara, do departamento de Serviço Social.

O podcast tem como pano de fundo a história de Margarida Messiano de Souza, uma trabalhadora rural que migrou para a cidade e transformou um terreno baldio às margens de uma rodovia em uma agrofloresta. Além disso, também traz trechos de reflexões da professora Neila Maria Viçosa Machado, referência no combate à fome.

Download Spotify | iTunes  | Feed  |Outras plataformas

CRÉDITOS:

Locução: Amanda Miranda e Mayra Cajueiro Warren
Produção, roteiro e edição: Amanda Miranda
Apoio Técnico: Roque Bezerra
Arte: Marcio Luz Scheibel |
Inserções: áudio de telejornal e de reportagem – TV Record/áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Agência Senado/trilha sonora: Freesound.org

O podcast UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC. Gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC.

Mais informações pelo e-mail agecom@contato.ufsc.br.

Tags: Podcastsoberania alimentar e nutricionalUFSC Ciência