UFSC Explica: violência nas escolas

28/04/2023 11:50

Alerta de conteúdos sensíveis – algumas falas deste episódio podem sensibilizar determinados públicos.

Infelizmente, os ataques a escolas voltaram ao centro do debate público no Brasil. Neste episódio do UFSC Explica, três pesquisadores discutem as manifestações da violência no contexto escolar e os múltiplos fatores envolvidos no problema. Por que os casos de violência e, mais especificamente, de ataques nas escolas aumentaram? Em qual contexto estes ataques se inserem? O que eles têm em comum? E, mais importante, o que é preciso fazer para combater o problema?

A precarização das escolas, o papel da mídia e das plataformas de redes sociais, o funcionamento dos grupos de radicalização online, o perfil dos autores de ataques e as falsas soluções, que tratam apenas das consequências e não das causas da violência, são alguns dos assuntos debatidos.

📄 Conheça os entrevistados:

Apoliana Groff é professora do Departamento de Psicologia e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (Lapee). Tem realizado estudos e pesquisas sobre formação de professores, violência, escola, pobreza, alteridade, educação inclusiva e políticas públicas.

Letícia Cesarino é professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Atua em projetos nas áreas de antropologia digital, cibernética, plataformização, neoliberalismo e desinformação. Recentemente, aceitou o convite para assumir o cargo de assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Marcelo Simões Serran de Pinho é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e membro do Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP). Tem trabalhos nas áreas de teoria política e violência e de políticas de segurança pública.