UFSC Explica: golpe de 64

31/03/2023 13:45

O dia 1º de abril de 1964 é uma cicatriz na história do país. Chamado por muitos de “revolução”, o movimento golpista promovido por parte da sociedade civil e um grupo de militares iniciou 21 anos de ditadura civil-militar com perda de direitos civis, perseguições, torturas e mortes. Mas quais eram o contexto, os sujeitos e os interesses envolvidos no movimento golpista? E por qual motivo se considera esse conturbado momento da política brasileira um golpe e não uma revolução? Para responder a esses e outros questionamentos, o UFSC Explica: golpe de 64 entrevistou três pesquisadores renomados no tema. Assista!

Cristina Scheibe Wolff
Professora do Departamento de História
Pesquisa: gênero, memória, guerrilha, resistência às ditaduras no Cone Sul

Diego Nunes
Professor do Departamento de Direito UFSC
Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH)
Pesquisa: crimes políticos e segurança nacional, Direito Penal em Estados autoritários, tribunais de exceção.

María del Carmen Cortizo
Professora do Departamento de Serviço Social
Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH)
Pesquisa: teoria democrática, cultura e política, administração de justiça, direitos humanos, multiculturalismo.

Tags: sérieUFSC Explicavídeo