Pobres, Negros e da Periferia

19/12/2019 17:13

Pesquisador da UFSC identifica como o sistema penal criminaliza jovens com menos de 18 anos

Erick Souza

Ao invés de ressocializar e educar, as medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro produzem o jovem “menor infrator” e consolidam essa figura. É o que defende a tese de Gustavo Meneghetti no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais de 26 mil jovens e adolescentes cumprem alguma medida socioeducativa no Brasil. Dentre as mais utilizadas estão as ações de internação, semiliberdade e internação provisória, segundo o levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) de 2016, último ano da pesquisa. Essas medidas são aplicadas em jovens com menos de 18 anos que cometeram algum ato considerado infracional, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A tese demonstra como, em Santa Catarina, a polícia, o judiciário e as medidas socioeducativas agem de maneira coordenada na criminalização, principalmente, de jovens pobres, negros e moradores das regiões periféricas. Durante a pesquisa, Gustavo investigou documentos do Juizado da Infância e Juventude e das comarcas de Joinville, Chapecó e Florianópolis, de 2015. Naquele ano, entrava em vigor a Lei do Sinase, que estabelece as normas de execução de medidas para jovens e adolescentes que cometem atos infracionais. Ao todo, chegou a analisar 20 processos de apuração e mais 20 processos de execução. “Totalizaram mais de dez mil páginas”, ele afirma. Esses arquivos se referiam a processos de apuração de ato infracional, aplicado em investigações e processos de execução de medida socioeducativa.

“Todos nós participamos dessa colagem gradativa e cumulativa do rótulo de menor infrator sem sequer nos darmos conta disso, apenas cumprindo o nosso dever profissional”, comenta Gustavo, que também é assistente social do Judiciário catarinense. Em sua tese, o pesquisador enquadra e detalha as três fases da construção do ‘menor infrator’, como produto final do ciclo que deveria ressocializar.

A polícia inicia esta rede de criminalização juvenil, com a produção do “menor suspeito”, “a partir de estereótipos e preconceitos sociais e raciais, passando a vigiá-lo e persegui-lo até lograr sua apreensão”, afirma Gustavo. Na segunda etapa, descreve o pesquisador, o Poder Judiciário processa, julga e condena o adolescente criminalizado, principalmente a partir do mecanismo de confissão, independente da gravidade do ato infracional. Nesta segunda etapa, cria-se o perfil do “menor perigoso”, portador de antecedentes criminais, que lhe causa maior exclusão.

A terceira e última fase do processo de criminalização de adolescentes negros e moradores de periferia passa pelo Sistema Socioeducativo, onde o jovem tem de enfrentar condições desumanas que fracassam em ressocializar, mas têm êxito em produzir o “menor infrator”, que interioriza e reproduz este rótulo definitivamente, segundo Gustavo. “O atestado de reclusão e a certidão de óbito são os documentos-símbolos desse fracasso/sucesso”, escreve Gustavo.

Problema complexo

Antes de propor algumas estratégias de resistência, Gustavo alerta: “Não existem soluções simples para problemas de tamanha complexidade”. Com ações voltadas para a opinião pública, ele ressalta a importância de promover debates sobre criminalização juvenil e a violência do sistema penal contra adolescentes, que indiquem formas alternativas de controle social e que defendam os direitos humanos desses jovens. Ele também sugere ações mais práticas, como a abolição de medidas restritivas de liberdade.

“Creio que seja necessário subverter a lógica disciplinar socioeducativa, para estimular o pensar e o agir político do adolescente criminalizado, em vez de discipliná-lo, tratar de reconhecer sua capacidade política”, propõe Gustavo.

Retrato do Sistema Socioeducativo

Pesquisa de Gustavo Meneghetti

  • 82,2% com renda per capita familiar de até meio salário mínimo
  • 86,66% têm ensino fundamental incompleto
  • 73,33% são pardos, negros ou não-brancos

 

Medidas Socioeducativas*

  • Total de 26.450 atendidos, sendo:
  • 18.567 em medida de internação (70%)
  • 2.178 em regime de semiliberdade (8%)
  • 5.184 em internação provisória (20%)

 

Perfil demográfico*

  • 25.360 são homens e 1.090 são mulheres
  • 15. 627 são pretos (3.369) ou pardos (12.258)

 

* Fonte: Sinase – 2016

Prêmio Capes de Tese 2019

Gustavo venceu o Prêmio Capes de Tese pelo trabalho “Na Mira do Sistema Penal: o Processo de Criminalização de Adolescentes Pobres, Negros e Moradores da Periferia no âmbito do Sistema Penal Catarinense” na área de Ciências Sociais Aplicadas. A pesquisa teve orientação da professora Simone Sobral Sampaio.