UFSC Explica: Consciência Negra

20/11/2018 14:41

“Consciência Negra” é o mais novo tema da série UFSC Explica. Foram convidados três membros da comunidade acadêmica da UFSC para abordar o assunto a partir de suas diferentes áreas de conhecimento: Maristela Campos, professora de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação, que pesquisa a temática “Poéticas de Resistência”; Alexandra Alencar, “Negra em movimento”, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; e o professor Valdemar de Assis Lima, do departamento de Museologia, pesquisador de temas como interculturalidade crítica e pedagogia decolonial.

O vídeo aborda questões como o significado do Dia da Consciência Negra e a posição do negro na sociedade atual, bem como racismo e justiça racial, cultura afro-brasileira, invisibilização, representatividade, entre outros temas.

Confira o vídeo aqui e a versão em Libras aqui.

UFSC Explica

A série UFSC Explica tem por objetivo apresentar perspectivas acadêmicas, com a participação de pesquisadores da Universidade, sobre temas relevantes e em evidência na atualidade. Confira os vídeos da série no canal da UFSC no YouTube.  Os vídeos da série foram desenvolvidos a partir de entrevistas com três pesquisadores da UFSC, cujas entrevistas completas estão disponíveis aqui.