Podcast UFSC Ciência Ep. 16 – A vida, o Universo e tudo mais

31/10/2023 13:28

De onde viemos? Estamos sozinhos aqui? Qual a resposta para a questão fundamental da vida, o Universo e tudo mais?

A origem da vida na Terra e a busca por vida em outros planetas são os temas deste episódio do UFSC Ciência. Do nascimento do Universo aos projetos que buscam alienígenas em mundos distantes, falamos sobre os primeiros micro-organismos que apareceram por aqui e apresentamos seres que habitam ambientes extremos e inóspitos.

Dois professores da UFSC nos ajudam nesta jornada. Alexandre Zabot é professor do Curso de Engenharia Aeroespacial e coordenador do projeto Astrofísica para todos, que oferece cursos on-line gratuitos na área de Astronomia. E Rubens Tadeu Delgado Duarte é docente do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e coordenador  do Laboratório de Ecologia Molecular e Extremófilos (Lemex), onde desenvolve trabalhos na área de Astrobiologia.

Download | Spotify | Feed Outras plataformas

Saiba mais sobre o planeta K2-18b, aquele que pode conter uma molécula que na Terra só é produzida por seres vivos, na matéria da BBC Brasil: Vida alienígena? Nasa analisa molécula de planeta distante que na Terra só é produzida por seres vivos.

No site da UFSC, tem mais informações sobre a VVV-WIT-07, a estrela peculiar que foi incluída no catálogo do Projeto Seti: UFSC na mídia: descoberta de professores integra catálogo internacional de busca por vida extraterrestre.

Quem se interessar em saber mais sobre Astrobiologia, pode conferir o e-book gratuito: Astrobiologia: uma ciência emergente

========
CRÉDITOS:

Locução: Camila Raposo e Matheus Alves
Produção, roteiro e edição: Camila Raposo
Apoio Técnico: Peter Lobo
Música Tema: Alegorias de Verão, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração
Arte: Marcio Luz Scheibel

Tags: PodcastUFSC Ciência