UFSC Explica: Vacinação contra a Covid-19

19/05/2022 11:01

Em meio a um contexto com tantas dúvidas e desinformação, o projeto UFSC Explica lança um novo episódio com o tema: Vacinação contra a Covid-19. O objetivo do vídeo é apresentar informações de interesse público e com embasamento científico. Foram entrevistados três pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudos reconhecidos nas áreas de Vacina, Imunologia e Saúde Pública. Os especialistas buscam esclarecer como funciona a resposta imunológica gerada pela vacina, se as vacinas contra a Covid-19 são seguras, os benefícios coletivos da vacinação, a importância do esquema vacinal completo, entre outras questões. O vídeo está disponível em nosso canal do YouTube.

Confira quem foram os entrevistados dessa edição:

Aguinaldo Roberto Pinto

Professor Titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, onde coordena o Laboratório de Imunologia Aplicada e orienta alunos de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências. Trabalha em pesquisas relacionadas à imunobiologia e epidemiologia molecular do HIV. Atualmente é Editor Associado do Virology Journal e chefe de Departamento.

Carlos Rodrigo Zárate-Bladés

Médico e docente da UFSC, onde dirige o Laboratório de Imunoregulação no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP). É pesquisador credenciado pelos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências (PPG-BB) e em Ciências Medicas (PPG-CM) da UFSC. Pesquisador com financiamento do Programa de Pesquisa para o SUS 2020. O principal interesse em pesquisa é o estudo dos mecanismos de regulação da resposta imune relacionados com à microbiota comensal.

Fabrício Augusto Menegon

Professor do Departamento de Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da UFSC. Tem experiência na área de saúde do trabalhador, ergonomia e epidemiologia. Desenvolve pesquisas e projetos sobre intervenção ergonômica, condições de trabalho, processo saúde-doença no trabalho, epidemiologia ocupacional, políticas e programas em saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho.

Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube e na página do UFSC Explica.