UFSC Explica: Novembrada

27/12/2019 11:48

Há 40 anos, no dia 30 de novembro de 1979, Florianópolis registrou um dos mais significativos protestos políticos da sua história. A Novembrada transformou-se num símbolo de resistência e enfrentamento à ditadura militar.

A mobilização estudantil, capitaneada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, insurgiu contra o general presidente João Figueiredo. Naquele dia, uma placa seria inaugurada, na Praça XV de Novembro, em homenagem a Floriano Peixoto, segundo presidente da República e responsável pelo massacre de 200 pessoas em Anhatomirim.

Além do descontentamento com o ato, o protesto também teve como motivação o constante aumento do custo de vida, em especial dos combustíveis, e tornou-se um marco no processo de redemocratização do país.<!–more–>

Qual era o contexto político que vivíamos no fim dos anos 1970? Que consequências a Novembrada trouxe para a nossa história? Qual foi o papel dos estudantes nessa manifestação? Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com três professores de diferentes áreas da Universidade.

A série “UFSC Explica” oferece o viés acadêmico, com participação de pesquisadores da instituição, sobre assuntos em evidência na sociedade.