UFSC Explica: Liberdade de Imprensa

26/09/2019 14:31

A Liberdade de Imprensa é parte da Liberdade de Expressão. Essas liberdades podem ameaçar grupos de poder, além de, como toda liberdade, terem certos limites. Mas quais são as garantias e os limites de quem escreve e dos meios de comunicação em massa? Além disso, qual é a relação entre Liberdade de Imprensa e democracia? E, mais importante, quais as consequências do cerceamento à Liberdade de Imprensa? Para responder a essas e outras perguntas, o UFSC Explica de setembro conversou com três pesquisadores especialistas no tema.

Rogério Christofoletti, professor do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Pesquisa Ética Jornalística, Crítica de Mídia e Jornalismo e Novas Tecnologias.

Maria de Lourdes Alves Borges, professora do Departamento de Filosofia UFSC e secretária de Cultura e Arte da UFSC, desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Kant, Hegel, Ética e Moral.

João dos Passos Martins Neto, professor do Departamento de Direito da UFSC, foi procurador do Estado de Santa Catarina de 2011 a 2017. Pesquisa Direitos Fundamentais, Liberdade de Expressão e Responsabilidade Civil.

Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube e na página do UFSC Explica.

 

Tags: Liberdade de ImprensaUFSCUFSC Expplica