1a Temporada: 2018

Em 2018 o UFSC Explica divulgou 4 vídeos, sobre os seguintes temas: República como forma de governo; Liberdade de Cátedra; Consciência Negra; e Universidade Pública. Confira abaixo todos eles.

 

Liberdade de cátedra (novembro 2018)

Liberdade de Cátedra” é o tema do primeiro vídeo da série UFSC Explica, produzida pela Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC. Convidamos três especialistas – professores e pesquisadores – sobre temas relacionados à educação, direito e filosofia para falar sobre a liberdade de aprender, ensinar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

 

 

República como forma de governo

República como forma de governo” foi o tema do segundo vídeo da série “UFSC Explica”. Foram convidados três professores da universidade para abordar o assunto a partir de suas diferentes áreas de conhecimento: Adriano Luiz Duarte, do departamento de História; Aylton Barbieri Durão, do departamento de Filosofia; e Tiago Bahia Losso, do departamento de Sociologia e Ciência Política. Confira o vídeo aqui.

 

Consciência negra

O terceiro vídeo da série UFSC Explica abordou o tema “Consciência Negra”. Foram convidados três membros da comunidade acadêmica da UFSC para abordar o assunto a partir de suas diferentes áreas de conhecimento: Maristela Campos, professora de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação, que pesquisa a temática “Poéticas de Resistência”; Alexandra Alencar, “Negra em movimento”, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; e o professor Valdemar de Assis Lima, do departamento de Museologia, pesquisador de temas como interculturalidade crítica e pedagogia decolonial.

 

Universidade pública

Na véspera do vestibular e no mês de aniversário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a série UFSC Explica lança seu último vídeo de 2018. Com o tema “Universidade pública e gratuita”, este vídeo apresenta a perspectiva de três pesquisadores da instituição: Joziléia Daniza Kaingang, coordenadora pedagógica da Licenciatura Intercultural IndígenaDouglas Kovaleski, professor do Departamento de Saúde Pública e coordenador do Núcleo de Estudos em Democracia, Associativismo e Saúde (Nedas);  e Alessandro Pinzani, professor do Departamento de Filosofia e pesquisador de Filosofia Política e teorias da justiça