Revista UFSC Ciência
A Revista UFSC Ciência ratifica um compromisso da Agência de Comunicação: informação científica é um direito do povo e um dever do jornalista e do cientista/pesquisador, até como forma de prestar contas do dinheiro investido em ciência e pesquisa.
Mas como traduzir a linguagem científica de uma forma que, ao mesmo tempo, o leigo entenda e a qualidade da informação transmitida não seja prejudicada? A resposta é um pouco óbvia, mas exige um trabalho de cooperação intensa entre os jornalistas e os pesquisadores.
Os primeiros têm o dever de aprimorar os seus conhecimentos, atualizando-se permanentemente. Já os últimos têm de se esforçar no sentido de facilitar o trabalho do jornalista, evitando a linguagem tecnicista e acadêmica.
A relação entre cientistas e jornalistas deve ser extremamente profissional, prevalecendo sempre o respeito mútuo. O jornalista tem a missão de divulgar a ciência, mas não pode fazer propaganda do que desconhece ou se nega a conhecer, correndo o risco de enganar o leitor. É fundamental, portanto, que os dois lados afastem vaidades e interesses pessoais em nome da informação precisa e útil à sociedade.
Para a equipe da Agecom, o jornalismo científico e a divulgação científica podem ajudar a transformar o Brasil, tornando-o mais justo, menos desigual e menos dependente. São ações que ajudam a consolidar a missão da UFSC, onde a comunicação pública assume um papel importante para a construção da cidadania.
Confira as edições já publicadas: