Podcast UFSC Ciência Ep. 13 – Preconceito Linguístico

22/12/2022 17:55

Em um país de dimensão continental como o Brasil, onde há uma pluralidade de povos, tradições e linguagens, são inúmeras as variações linguísticas decorrentes das características regionais, das gírias e sotaques, que ao longo do tempo passam a fazer parte da cultura linguística do nosso país.

Algumas ações, no entanto, conduzem à uma segregação social. E, nesse cenário, não se pode refutar a existência do preconceito linguístico, que ocorre em relação a grupos de pessoas que gozam de menor prestígio social ou em decorrência das caraterísticas linguísticas inerentes à região do território nacional que habitam.

Esse prévio julgamento negativo a uma determinada variedade linguística caracteriza o denominado preconceito linguístico, operado tanto pelas pessoas como fomentado pela mídia e veículos de comunicação.

Por isso, para entender mais sobre o tema, o UFSC Ciência conversa com três professores que atuam em diferentes áreas da Universidade. Eles vão falar sobre a desigualdade linguística no Brasil, como a preconceito linguístico se manifesta na sociedade, que ações cotidianas perpetuam esse tipo de discriminação e como evoluir desse cenário.

Download iTunes | Feed | Spotify | Outras plataformas

========

CRÉDITOS:

Locução: Letícia Schlemper e Maykon Oliveira
Produção: Giulia Rabello e Letícia Schlemper
Roteiro e edição: Maykon Oliveira
Apoio Técnico: Roque Coelho e Peter Lobo
Música Tema: “Alegorias de Verão”, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração.
Arte: Luana Sanches

========

O podcast UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC. Gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC.

========

Mais informações, críticas, elogios, sugestões pelo e-mail agecom@contato.ufsc.br.