UFSC Ciência
  • UFSC Explica: Aquecimento global

    Publicado em 27/06/2019 às 15:54

    As principais pesquisas científicas recentes afirmam que as drásticas mudanças climáticas atuais têm como principal causa o aquecimento global. Mas o que é exatamente o aquecimento global? Que evidências existem? Quais suas consequências? Para responder a essas e outras perguntas, o UFSC Explica de junho conversou com três pesquisadores especialistas no tema.

    Regina Rodrigues, professora de Oceanografia (UFSC) e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climática das Nações Unidas (IPCC) e do Núcleo de Estudos do Mar (Nemar/UFSC). Regina atuou entre 2015 e 2016 como pesquisadora visitante no Department of Atmospheric, Oceanic and Planetary Physics da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Desenvolve estudos na área de Oceanografia Física; interação do oceano com a atmosfera; fenômeno El Niño; variabilidade climática; e variabilidade do Atlântico tropical.

    Marina Hirota Magalhães, professora de Meteorologia (UFSC) e integrante do Group for Interdisciplinary Environmental Studies (IpES). Marina pesquisa Geociências; Meteorologia; Climatologia; interações biosfera-atmosfera; sistemas complexos, estados de equilíbrio alternativos e tipping points; tipping points no sistema clima-vegetação-distúrbios; efeitos das mudanças climáticas no sul do Brasil; e desastres naturais e eventos meteorológicos extremos.

    Pablo Borges de Amorim, pós-doutorando do do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA/UFSC), membro do Laboratório de Hidrologia da UFSC (LabHidro). e assessor técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em projetos de adaptação à mudança do clima.  Foi auxiliar de coordenação de projetos entre Brasil e Alemanha e pesquisador pelo departamento de Remediação de Águas Subterrâneas do Helmholtz Umweltforschungszentrum (UFZ ), em Leipzig, Alemanha (de 2009 a 2015) e pela Technische Universitaet Dresden. Desenvolve pesquisas nas áreas de mudança do clima; Geociências, com ênfase em Climatologia, Hidrologia e extremos climáticos.

    Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube.


  • Podcast UFSC Ciência Ep. 5 – Criptomoedas

    Publicado em 27/06/2019 às 14:20

    As sucessivas crises no sistema financeiro e a descrença nas medidas econômicas adotadas por muitos governos ao redor do mundo formaram o cenário perfeito para o nascimento de uma alternativa às atuais opções de crédito: as criptomoedas. Elas são o assunto do quinto episódio do podcast UFSC Ciência. Os professores da UFSC Jean Everson Martina, do Departamento de Informática e Estatística do campus Florianópolis, e Martin Augusto Vigil, do Departamento de Engenharia da Computação do campus Araranguá, falaram sobre o surgimento do dinheiro digital e como esse sistema funciona.

    > Ouça através do player abaixo:

    Download | iTunes | Feed | Spotify

    ========

    CRÉDITOS:

    Entrevistadores: Mayra Cajueiro-Warren e Ricardo Torres
    Roteiro: Maykon Oliveira
    Produção: Caetano Machado, Erick Souza, Maria Clara Flores, Leonardo Reynaldo, Mayra Cajueiro-Warren e Ricardo Torres
    Apoio Técnico: Peter e Roque
    Edição: Yusanã Mignoni e Lucas Villar
    Música Tema:Alegorias de Verão”, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração.

    ========

    O podcast UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC. Gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC e editado no Laboratório de Gravação e Edição
    de Som do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

    ========

    Mais informações, críticas, elogios, sugestões pelo e-mail podcast@contato.ufsc.br.


  • Jornalismo Científico

    Publicado em 19/06/2019 às 15:56

    A Agecom dedica-se a divulgar em uma linguagem acessível a produção científica de pesquisadores da UFSC. Acesse as matérias de jornalismo científico aqui.


  • UFSC Explica

    Publicado em 19/06/2019 às 15:06

    A série UFSC Explica tem por objetivo apresentar perspectivas acadêmicas, com a participação de pesquisadores da Universidade, sobre temas relevantes e em evidência na atualidade. Confira os vídeos da série no canal da UFSC no YouTube.

    Produzido pela Agecom desde 2018, cada temporada do UFSC Explica produz quatro vídeos por semestre, sempre com entrevistas com pesquisadores experientes nos temas mais debatidos no momento.

    Acesse abaixo as temporadas 2018 e 2019:

    UFSC Explica – temporada 2018

    UFSC Explica – temporada 2019


  • Podcast UFSC Ciência

    Publicado em 19/06/2019 às 14:59

    Podcasts são arquivos de áudio disponíveis para o usuário escutar a hora que quiser. Os episódios serão quinzenais e estarão em diversas plataformas, como Spotify e iTunes.

    O programa é uma realização da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC e irá divulgar o trabalho de alunos, professores e pesquisadores da instituição. A gravação e edição dos episódios conta com dois apoios fundamentais de dois setores da UFSC: o Laboratório de Radiojornalismo, do Departamento de Jornalismo, que cede um espaço semanal para a gravação de entrevistas e áudios; e o Laboratório de Gravação e Edição de Som, do Departamento de Artes, onde os materiais são editados e há gravação de pequenos trechos complementares.


  • Revista UFSC Ciência

    Publicado em 19/06/2019 às 14:33

    A Revista UFSC Ciência é um produto da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) voltado à divulgação do trabalho dos pesquisadores da instituição. Com produção bienal, o primeiro número foi lançado em 2015 e o segundo em 2017. A edição de 2019 tem previsão de lançamento em outubro de 2019.

    A partir de 2020 a Revista será de produção anual.

    Confira abaixo todas as edição da Revista científica da UFSC:

    UFSC Ciência v.1

    UFSC Ciência v.2


  • Podcast UFSC Ciência Ep. 4 – Superbactérias

    Publicado em 12/06/2019 às 12:48

    Microorganismos super resistentes é o tema discutido no quarto episódio do podcast UFSC Ciência. A professora Thaís Sincero, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC e o pesquisador Carlos Zarate Blades, do Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia explicam o surgimento e circulação desses organismos, além da ligação entre a criação de animais e a pesquisa hospitalar de bactérias.

    Ouça através do player abaixo:

    Download | iTunes | Feed | Spotify

    ========

    CRÉDITOS:

    Entrevistadores: Mayra Cajueiro-Warren e Ricardo Torres
    Roteiro: Caetano Machado
    Produção: Caetano Machado, Erick Souza, Maria Clara Flores, Leonardo Reynaldo, Mayra Cajueiro-Warren e Ricardo Torres
    Apoio Técnico: Peter e Roque
    Edição: Yusanã Mignoni e Lucas Villar
    Música Tema: “Alegorias de Verão”, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração.

    ========

    O podcast UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC. Gravado no Laboratório de  Radiojornalismo da UFSC e editado no Laboratório de Gravação e Edição de  Som do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

    ========

    Mais informações, críticas, elogios, sugestões pelo e-mail podcast@contato.ufsc.br.


  • UFSC conquista, pela segunda vez, primeiro lugar no Torneio de Derivadas Interinstituições

    Publicado em 10/06/2019 às 16:01

    O estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Filipi Kunz, conquistou a primeira colocação no III Torneio de Derivadas Interinstituições, trazendo a segunda vitória da instituição na competição. Realizado no sábado, dia 8 de junho, em Itajaí, o torneio reuniu 24 estudantes pré-selecionados de seis universidades da região, a Católica de SC, PUC, UFSC-Joinville, UTFPR, UEPG e UNIVALI.  O evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimento a respeito do assunto de derivadas de funções, ferramenta essencial para os cursos de Engenharia.

    Representando a UFSC, também estiveram presentes os estudantes Adolfo Steiner da Silva, Lillian Rodrigues e Sarah Aguiar, todos participantes do projeto de extensão da UFSC, Maratona de Cálculo.

    Para mais informações, acesse o site oficial do projeto e as páginas no Instagram e Facebook.


  • Pós-doutorando da UFSC é selecionado para o 69th Lindau Nobel Laureate – Physics

    Publicado em 05/06/2019 às 10:14

    O pós-doutorando da UFSC que desenvolve sua pesquisa junto ao Laboratório de Filmes Finos e Superfícies (LFFS), Miguel H. Boratto, foi selecionado para participar do 69th Lindau Nobel Laureate – Physics, que ocorrerá entre 30 de junho e 05 de julho. Nesse evento cerca de 40 ganhadores do prêmio Nobel em Física se encontram com 580 jovens cientistas do mundo todo para troca de experiências e conhecimento científico. O evento internacional ocorre desde 1951, e possui cooperação com mais de 200 instituições renomadas de pesquisa em ciências do mundo todo para indicação de participantes qualificados para o evento. Estudantes e jovens pesquisadores são nomeados por esses parceiros acadêmicos para inscreverem-se no processo de seleção para participar do evento.

    O 69th Lindau Nobel Laureate – Physics conta com diferentes sessões de interação com os ganhadores do Nobel, como: master classes, panel discussions, poster, open exchange, Science walks, science breakfast.

    Mais informações aqui.


  • UFSC Explica: Agrotóxicos

    Publicado em 01/06/2019 às 15:24

    O tema deste episódio do UFSC Explica é agrotóxicos. Por que os agrotóxicos são utilizados? Quais as consequências do uso de agrotóxicos a curto, médio e longo prazo? Há alternativas ao uso de agrotóxicos para a produção de alimentos em larga escala? Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com três pesquisadores da universidade que são especialistas no tema.

    Rubens Onofre Nodari, professor titular do departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Nodari pesquisa os efeitos de herbicidas em abelhas e sistemas de produção orgânica e agroecológica.

    Pablo Moritz, médico do Hospital Universitário e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina.

    Sônia Hess, professora titular do Departamento de Ciências Naturais e Sociais do campus Curitibanos da UFSC. Realiza pesquisas na área de Química Orgânica e Saneamento Ambiental.

    Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube.

    Continue a leitura » »