UFSC Explica: Previdência Social

15/04/2019 15:55

A Previdência Social é uma das mais antigas políticas públicas da modernidade, criada antes mesmo de a Educação e a Saúde serem direitos sociais. No centro de muitos debates nos últimos meses, a Previdência Social é o tema deste UFSC Explica.

Inicialmente constituída enquanto seguros aos agravos decorrentes do trabalho, a Previdência se desenvolveu de distintas formas em cada lugar do mundo. No Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social é a política pública que abriga Previdência Social, Saúde e Assistência Social.

Para este episódio o UFSC Explica conversou com três pesquisadores com notório conhecimento científico no tema: Beatriz Augusto Paiva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC); Lauro Mattei, professor de Economia e coordenador do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC); e Edivane de Jesus, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Questão Social e América Latina (Nepqtsal/UFSC) e doutora com tese sobre a Previdência Social no Brasil.

Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube.

UFSC Explica

A série UFSC Explica é realizada pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) com o objetivo de apresentar perspectivas acadêmicas, a partir da entrevistas com pesquisadores renomados em cada um dos temas propostos. O conteúdo expresso nas entrevistas reflete o resultado das pesquisas realizadas, não representando posicionamento oficial da UFSC.

Confira todos os vídeos da série no canal da UFSC no YouTube.

Saiba mais

Os pesquisadores entrevistados indicaram duas obras consagradas dos estudos sobre o tema para quem quiser se aprofundar no assunto:

  • Previdência Social no Brasil: (des)estruturação do trabalho e condições para sua universalização, de Maria Lúcia Lopes da Silva.
  • Fundo Público e seguridade social no Brasil, de Evilásio Salvador.